sexta-feira, 3 de junho de 2011

Receita Federal não vai mais emitir cartão plástico do CPF

A partir de segunda-feira a Receita Federal deixará de emitir o cartão CPF em formato plástico. O comprovante de inscrição no CPF será emitido somente no ato do atendimento pelas entidades conveniadas à Receita (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal) ou poderá ser impresso a partir da página da Receita na internet. O motivo da suspensão da emissão não foi explicado.

Em nota, a Receita esclarece apenas que os órgãos públicos e pessoas jurídicas não devem solicitar ao cidadão a apresentação do cartão do CPF em formato plástico para efeito de comprovação da inscrição. A comprovação poderá ser feita por qualquer documento que registre o número do cadastro, ou pelo comprovante emitido por órgãos competentes ou por impressão via internet.

A partir de agora, segundo a Receita, a comprovação de inscrição no CPF pode ser feita com a apresentação dos seguintes documentos:

Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social(CTPS), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos.

A comprovação de inscrição também pode ser feita com cartão magnético de movimentação de conta-corrente bancária, talão de cheque bancário e outros documentos de acesso a serviços de saúde pública de assistência social ou a serviços previdenciários. Todos podem ser apresentados desde que conste o número de inscrição no CPF.

Assim como os documentos acima, o comprovante de inscrição no CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal também vale. Outros modelos de cartão CPF emitidos de acordo com a legislação vigente à época também podem ser apresentados. O cidadão pode ainda imprimir a 2ª via de seu comprovante de inscrição no CPF por meio da página da Receita na internet, quantas vezes forem necessárias. Ao mesmo tempo, a autenticidade do documento também pode ser checada por qualquer pessoa via internet.

*com informações publicadas na Gazeta do Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário